Série do projeto TRILHAS traz entrevistas com educadores e escritores consagrados da literatura infantil

O Projeto Trilhas, do Instituto Natura, disponibilizou entrevista em vídeo com a escritora infantil Ana Maria Machado, autora de clássicos como “Menina Bonita de Laço de Fita, “O Elefantinho Malcriado” e “Bisa Bia, Bisa Bel”. A conversa faz parte da iniciativa “Trilhas Para Inspirar”, uma série de entrevistas com educadores e autores consagrados da literatura infantil sobre como desenvolver nas crianças, em sala de aula e desde cedo, o gosto pela leitura. As conversas têm o objetivo de colaborar com o trabalho de docentes alfabetizadores, na tarefa de formar o perfil de leitor nos pequenos estudantes.

Durante a entrevista, Machado fala sobre sua carreira e sobre temas recorrentes em sua obra, como liberdade e rebeldia.  O vídeo pode ser acessado gratuitamente, e é algo produtivo não apenas a docentes, mas também a pais e responsáveis. Ele está disponível no link: goo.gl/yHyvK2

“A parceria entre escritores e professores com o objetivo de incentivar a leitura é algo muito rico, e que faz todo o sentido.  Ambos são fundamentais no processo de assegurar a formação de adultos leitores, mais críticos e preparados para a vida”, diz a coordenadora do projeto TRILHAS, Joanna Gayotto.

“Trilhas para Inspirar” já trouxe entrevistas com Pedro Bandeira, Lino de Macedo e professor Cortella.

 

Conheça o TRILHAS e aproveite a Ação Professor Amigo

O TRILHAS é uma iniciativa do Instituto Natura, composta por um conjunto de materiais elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho dos professores no campo da leitura, escrita e oralidade, com o objetivo de inserir as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental em um universo letrado. O kit TRILHAS é composto por cadernos de orientação do professor, jogos educativos, cartelas para atividades, além de títulos literários.

O projeto ainda oferece EAD para professores alfabetizadores com certificação do MEC. Os profissionais que concluírem as primeiras 40 horas até 31 de dezembro receberão um kit TRILHAS. Ainda no portal, professores já cadastrados também podem indicar colegas para fazer a formação à distância. Se, pelo menos cinco deles completarem as primeiras 15 horas até 31 de dezembro, a escola do professor que os indicou recebe dez livros infantis.

Acesso ao curso: http://www.portaltrilhas.org.br/ensino-a-distancia.html

Compartilhe nas redes sociais:
  •  
  •  
  •  
  •  

É bom saber

Não deixe de ficar atualizado!

Cadastre-se e receba o melhor do nosso conteúdo mensal por e-mail: