Blog 27/11/2018

Acompanhe as ações da Rede de Apoio à Educação nos municípios de Benevides (PA) e Cajamar (SP)

BENEVIDES

Avaliação 2018 

Representantes da Secretária Municipal de Educação de Benevides (Semed) e do Instituto Natura reuniram-se nos dias 27 e 28 de novembro para avaliar os resultados da Secretaria e das ações apoiadas pela Rede de Apoio à Educação em 2018. A sistematização dos indicadores educacionais do município norteou a reflexão e o planejamento conjunto do projeto para o próximo ano.

Desde o início da atual da gestão na Secretaria Municipal de Educação de Benevides (2013) e do apoio do Instituto Natura, os resultados da aprendizagem dos anos iniciais da rede de ensino de Benevides registraram aumento de 1,9 pontos no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Em 2017, a Semed conquistou os melhores IDEBs do Pará!

 

CAJAMAR 

Conselho Municipal de Educação (CME) conclui projeto para publicização de suas normativas

Em novembro, o Conselho Municipal de Educação de Cajamar conclui o projeto de Gestão da Informação que teve como objetivo organizar e resguardar as normatizações do CME, facilitar o acesso às informações e dar transparência às ações do Conselho.

#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de pessoas reunidas, sentadas lado a lado, ao redor de uma mesa. Aparentemente, estão conversando e discutindo ideias.
#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de pessoas reunidas, sentadas lado a lado, ao redor de uma mesa. Aparentemente, estão conversando e discutindo ideias.

Com apoio do Instituto Natura, as(os) Conselheiras(os) Municipais catalogaram e organizaram fisicamente mais de 500 documentos emitidos pelo CME desde 2005. Parte destes documentos foi digitalizada e ficará acessível via plataforma Conviva Educação (www.convivaeducacao.org.br). Além disso, os documentos estão compartilhados de forma on line entre os membros do Conselho e Diretoria Municipal de Educação para que possam repassar para futuras gestões do CME. A ideia é que as principais normativas sejam publicizadas em breve no portal da prefeitura, fortalecendo a gestão democrática em Cajamar.

Depois de 18 encontros de trabalho realizados desde julho, o Conselho concluiu o projeto com uma oficina formativa sobre o monitoramento e aprimoramento da Gestão da Informação, ministrada pelo Prof. Carlos Sanches (ex-dirigente municipal e presidente da UNDIME), com apoio do Instituto Natura.

 

Avaliação 2018 e Planejamento 2019

No dia 16 de outubro, a equipe da Rede de Apoio à Educação do Instituto Natura esteve presente em Cajamar para apresentar à equipe da Diretoria Municipal de Educação (DME) uma avaliação dos projetos desenvolvidos em 2018. Nesse encontro, foram apresentados indicadores de educação do município e foram discutidas novas possibilidades de parceria entre o Instituto e a DME para 2019.

 

#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de uma sala de reunião, onde algumas pessoas estão sentadas e uma mulher está falando à frente de todos.
#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de uma sala de reunião, onde algumas pessoas estão sentadas e uma mulher está falando à frente de todos.

Coaching Administrativo

No dia 29 de outubro, o professor Alyson Padilha* esteve novamente em Cajamar para apoiar a equipe da Diretoria Municipal de Educação no preenchimento do PAR (Plano de Ações Articuladas). Esse apoio é parte do projeto de Coaching Administrativo feito em parceria entre o Instituto Natura e a Diretoria Municipal de Educação de Cajamar e tem como objetivo melhorar o planejamento e a aplicação de recursos na educação do município.

* Alyson Augusto Padilha é Professor Mestre, com habilitação em Filosofia, foi Secretário Municipal de Educação, foi presidente da UNDIME/PR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná), é especialista em Gestão de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica PUC/Pr. Atua como consultor na área do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle – SIMEC/PAR e de Projetos  Públicos e na capacitação de Servidores Municipais para o uso do Plano Ação Articulado – PAR.

 

Formação

#PraCegoVer #PraTodosVerem Imagem de dezesseis pessoas posando para a foto.
#PraCegoVer #PraTodosVerem Imagem de dezesseis pessoas posando para a foto.

No dia 9 de novembro, a Profa. Nice, gestora da escola EMEB Dirce Eufrásio Brasil, de Cajamar, participou, em conjunto com um grupo de especialistas e gestores da educação de diversas regiões do Brasil, da oficina para a cocriação da nova área de gestão do Conviva Educação, com foco no Relacionamento entre Secretaria Municipal de Educação e escolas.

 

#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de cinco pessoas em uma sala reunidas, com computadores e folhas em cima da mesa, enquanto dialogam.
#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de cinco pessoas em uma sala reunidas, com computadores e folhas em cima da mesa, enquanto dialogam.

Planejamento do projeto de Intervenções Pedagógicas – Língua Portuguesa

No dia 5 de novembro, a equipe técnica da Diretoria Municipal de Educação de Cajamar se reuniu com a especialista em Língua Portuguesa, Fátima Fonseca, e com a equipe da Rede de Apoio à Educação do Instituto Natura para avaliar os encontros com os assessores pedagógicos que ocorreram em setembro e outubro e planejar as próximas atividades de novembro e dezembro. Cada encontro proposto pela especialista toma como ponto de partida as necessidades da rede mapeada pela equipe técnica.

Essa atividade é parte do Projeto de Intervenções Pedagógicas realizado por meio de uma parceria entre Instituto Natura e a Diretoria Municipal de Educação de Cajamar.

 

#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de uma mulher de costas escrevendo na lousa.
#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de uma mulher de costas escrevendo na lousa.

Apoio ao projeto de Intervenções Pedagógicas – Matemática

No dia 6 de novembro, ocorreu o terceiro encontro entre a especialista em Matemática, Sandra Amorim, e os assessores pedagógicos das escolas da rede municipal de Cajamar. As formações visam apoiar os assessores no acompanhamento e monitoramento das atividades desenvolvidas em sala de aula e auxiliá-los no planejamento de atividades de formação de professores.

Essa é uma atividade que faz parte do projeto Intervenções Pedagógicas realizado por meio de uma parceria entre o Instituto Natura e a Diretoria Municipal de Educação de Cajamar.