Blog 05/11/2018

Acompanhe as ações da Rede de Apoio à Educação (RAE)

Confira as ações realizadas pela RAE no município de Cajamar (SP) e nos polos da Bahia e Noroeste Paulista nos meses de setembro e outubro deste ano. 

RAE CAJAMAR 

Assessoras pedagógicas da rede municipal de Cajamar participam de formação em Língua Portuguesa e Matemática, com foco nos resultados da Avaliação de Aprendizagem

Com intuito de fortalecer as práticas pedagógicas das professoras, com foco nos desafios de aprendizagens dos anos iniciais identificados pelas Avaliações de Aprendizagem, as especialistas em Língua Portuguesa, Fátima Fonseca (Cedac), e em Matemática, Sandra Amorim (Mathema), estão orientando a equipe técnica da DME no planejamento dos HTPCs e conduzindo 14 oficinas formativas, entre setembro e dezembro, para aproximadamente 30 assessoras pedagógicas das escolas de Cajamar.

Assim, a RAE Cajamar otimiza o apoio ofertado à Diretoria Municipal de Educação da cidade, articulando a avaliação da aprendizagem às intervenções pedagógicas.

#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de uma sala de aula em que o foco está em três mulheres que conversam em uma das mesas.
#PraCegoVer #PraTodosVerem
Foto de uma sala de aula em que o foco está em três mulheres que conversam em uma das mesas.

 

RAE BAHIA

Ações da Câmara Técnica de Educação do CIAPRA

A Câmara Técnica de Educação do Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi, que integra o baixo sul baiano, realizou a sua 1ª reunião ordinária no dia 27 de setembro. A equipe da RAE esteve presente auxiliando a condução dos trabalhos e apoiando a discussão das pautas e dos rituais de governança essenciais para o funcionamento dessas instâncias. A Comissão Executiva promoveu uma reunião muito produtiva com o Instituto Federal baiano, mais um potencial parceiro para firmar um termo de cooperação para a oferta de formação de professores das redes municipais da região. Além disso, definiram pautas futuras, como discussão regional das jornadas pedagógicas, reunião com os prefeitos e, ainda, aprofundamento das discussões sobre compras coletivas de material de expediente.

#PraCegoVer #PraTodosVerem Imagem em que aparecem cinco homens e seis mulheres de pé posando para a foto.
#PraCegoVer #PraTodosVerem Imagem em que aparecem cinco homens e seis mulheres de pé posando para a foto.

 

Câmara Técnica de Educação do CIAPRA apresenta sua identidade visual

A Comissão Executiva da Câmara Técnica de Educação do CIAPRA/BA aprovou no último dia 27 de setembro, na presença da equipe da ERA, do Instituto Natura, sua identidade visual, que passa a compor todos os documentos e peças de comunicação da Câmara. Na imagem, o secretário executivo do Consórcio, Edivaldo, mais conhecido como Didi, divulga em primeira mão a arte final do logotipo que irão utilizar daqui em diante. Como uma série de compromissos e documentos já estão sendo elaborados, esse cuidado é importante e demonstra o quanto os gestores estão entusiasmados com o potencial da Câmara Técnica.

#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de do secretário executivo mostrando o logotipo da Câmara Técnica de Educação do CIAPRA/BA.
#PraCegoVer #PraTodosVerem
Foto de do secretário executivo mostrando o logotipo da Câmara Técnica de Educação do CIAPRA/BA.

 

1ª reunião ordinária da Câmara Técnica do CDS LS e Encontro RAE promove World Café de boas práticas de gestão da educação com municípios do litoral sul da Bahia

Na última semana de setembro, foi a vez da Câmara Técnica de Educação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do litoral sul da Bahia – CDS LS realizar sua 1ª reunião ordinária, sob a coordenação executiva da secretária de educação de Itapitanga, Cláudia Correa. De forma conjunta, realizou-se o 3º encontro RAE de 2018. Os encontros da Rede de Apoio à Educação são sempre marcados por diálogo e muita troca. No último, realizado com os gestores de educação do território do litoral sul da Bahia, representados pela AMURC, FORSEC e a Câmara Técnica de Educação, conduzimos um World Café para o compartilhamento de boas práticas de gestão da educação, no qual os dirigentes de municípios que apresentaram evolução no IDEB 2017 em suas redes, tiveram a oportunidade de explanar para os demais o que consideraram ter sido o diferencial na gestão para essa evolução. Com essa dinâmica, acreditamos que boas ideias e novas ações foram despertadas para serem colocadas em práticas nas redes da região.

#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de algumas pessoas sentadas conversando, enquanto fazem anotações em seus cadernos.
#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de algumas pessoas sentadas conversando, enquanto fazem anotações em seus cadernos.RAE NOROESTE PAULISTA

 

Laboratório de mudanças realiza sua segunda sessão com apoio do projeto RAE

No dia 27 de setembro, ocorreu a segunda sessão do Laboratório de Mudanças, iniciativa de formação voltada para diretores e coordenadores das unidades escolares das redes municipais de ensino da região do Noroeste Paulista. De acordo com Anderson Bençal, professor e gestor educacional do município de Votuporanga e que tem contribuído ativamente com a concepção e condução das sessões do Laboratório como intervencionista, destacou que Gestão Escolar, Liderança e Gestão da Aprendizagem são temas abordados nas sessões, sendo que a metodologia de ensino utilizada, dentro da proposta do Laboratório de Mudança, foi o Snowballcom o parecer de resolução de um problema real acerca da gestão de pessoas de forma colaborativa. Ele destacou também a utilização da partilha de saberes práticos pautados nos 6 pilares da gestão escolar, que permite que os participantes reflitam colaborativamente e partilhem suas práticas no Quadro de Ideias por meio de etiquetas coloridas, textos, vídeos e o instrumento “Check-listda Gestão Escolar”. Com esse conteúdo tão cuidadosamente preparado, o resultado não poderia ser diferente: satisfação total dos participantes!

#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de uma sala onde há algumas mesas. As pessoas estão sentadas em grupo, enquanto um homem fala à frente.
#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de uma sala onde há algumas mesas. As pessoas estão sentadas em grupo, enquanto um homem fala à frente.

 

Jogos e dinâmicas interativas para o desenvolvimento da liderança na gestão

No Laboratório de mudanças do ADE Noroeste Paulista, jogos e dinâmicas de interação e colaboração têm se destacado nas sessões como forma de despertar habilidades de liderança e gestão de pessoas nos diretores e coordenadores das unidades escolares. Uma delas, denominada “caminhada dos privilégios”, possibilita, por meio de perguntas simples do cotidiano, reflexões sobre as trajetórias de vida – única e singular – e de forma figurada como cada caminho é trilhado e maneiras diferentes. O jogo é uma maneira de repensar por que as pessoas não são iguais e, consequentemente, entender que as dificuldades que elas enfrentam e aquela das quais já enfrentamos marcam nossas atitudes de hoje. Segundo Francine Bottaro, que atuou como mediadora da segunda sessão do Laboratório de mudanças, no dia 27 de setembro, destacou que a reflexão deu luz ao reconhecimento dos participantes de sua trajetória, da história do outro e do quanto a liderança equilibra ou reforça as desigualdades dentro da equipe. Não é demais?

#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto em que aparecem algumas mulheres e homens de pé e de lado, olhando para frente, prestando bastante atenção.
#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto em que aparecem algumas mulheres e homens de pé e de lado, olhando para frente, prestando bastante atenção.