Blog 27/09/2018

Análise regional do IDEB no III Encontro RAE Noroeste Paulista possibilita compartilhamento de boas práticas entre as redes

#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de quatro pessoas sentadas. Aparentam estar conversando e refletindo sobre o tema em pauta.
#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de quatro pessoas sentadas. Aparentam estar conversando e refletindo sobre o tema em pauta.

No dia 18 de setembro ocorreu o III Encontro da Rede de Apoio à Educação (RAE) com os municípios do ADE Noroeste Paulista. Na ocasião, houve a participação especial dos intervencionistas responsáveis pela condução das sessões do Laboratório de Mudanças para diretores e supervisores das redes municipais.

Os gestores aproveitaram o encontro para analisar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2017 – IDEB; tomando como referência a região do Noroeste Paulista. Os dirigentes, que comumente analisam os indicadores educacionais de forma individual, puderam se debruçar a uma análise regionalizada, identificando, por exemplo, a redução da distância dos municípios que obtiveram a maior e a menor pontuação e, ainda, em qual modalidade de ensino houve menor elevação do índice na região.

Na oportunidade, foi realizado um World Café, no qual os dirigentes de educação de Riolândia, Floreal, Rubineia e Cosmorama, municípios que apresentaram maior elevação do IDEB no período 2011-2017 e 2015-2017, apresentaram aos demais participantes uma síntese das práticas de gestão que consideraram mais pertinentes e que, na visão dos gestores, resultaram na melhoria da educação em suas redes.