Blog 19/07/2018

Cajamar cria sua própria avaliação de aprendizagem para melhorar educação do município

Com apoio do Instituto Natura, iniciativa oferece diagnóstico detalhado que dá suporte ao atendimento de necessidades específicas de cada turma e aluno.

#PraCegoVer Foto de uma sala com diversas pessoas, homens e mulheres, que estão sentadas reunidas. Algumas delas anotam coisas nos seus cadernos.

A Diretoria Municipal de Educação de Cajamar, em São Paulo, em parceria com o Instituto Natura, está implementando um Sistema de Avaliação de Aprendizagem personalizado em sua rede para obter um diagnóstico preciso do nível de seus alunos. O material será base para que a Diretoria de Educação do município, as coordenadoras pedagógicas, professoras e professores da rede redesenhem a prática pedagógica da sala de aula, aplicando atividades diferenciadas que respondam às necessidades de cada turma e aluno, melhorando seu aprendizado.

Alunas e alunos do 1º ao 9º ano serão testados em Língua Portuguesa e Matemática duas vezes ao longo de 2018 e alunos do 1º ao 4º ano do EJA já participaram da 1ª avaliação. Os estudantes dos 3º, 4º e 8º anos, passaram também por uma avaliação de Produção Escrita.

A primeira avaliação foi aplicada em março e os resultados foram discutidos com toda a equipe de professores de Cajamar. A avaliação foi incorporada pela equipe da Diretoria de Educação como um instrumento para o planejamento do ensino e avaliação do aprendizado dos alunos. “As avaliações contínuas verificam os avanços dos níveis de proficiências dos alunos para que a experiência dentro da sala de aula esteja sempre sendo aperfeiçoadas”, conta Márcia Ferri, gestora do projeto Rede de Apoio à Educação, do Instituto Natura.

A segunda Avaliação de Aprendizagem já está sendo preparada e deverá ser aplicada entre os dias 22 e 24 de outubro. Participarão desta avaliação novamente todos os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A partir dos resultados desta segunda etapa de avaliação, o objetivo é compreender quão efetivas foram as mudanças aplicadas até então e planejar a continuidade desse processo de aperfeiçoamento das atividades em sala de aula para no próximo ano.