Blog 19/11/2018

Diversidade: ocupando o espaço da sala de aula

Com as ferramentas gratuitas do Escola Digital, você trabalha diversidade na sala de aula

O Instituto Natura acredita na educação pública de qualidade, que transforma realidades e motiva sonhos. Essa educação passa também por uma sala de aula cada vez mais diversa. É por isso que hoje temos uma dica para você que quer trabalhar o tema com os seus alunos.

A data de 20 de novembro é reservada para refletirmos sobre o Dia Nacional da Consciência Negra. E como isso se aplica no dia a dia escolar? Bom, nossos alunos são diversos, os professores e demais funcionários também são. Não é mesmo? Em uma sociedade cada vez mais heterogênea em seus pensamentos e cultura, a diversidade sempre se faz presente.

E sobre a diversidade racial? Como falar? Para ajudar nisso e no conhecimento do tema, o projeto Escola Digital, apoiado pelo Instituto Natura, apresenta inúmeras ferramentas para dialogar sobre o assunto. O objetivo da data nacional, de 20 de novembro, escolhida por ser atribuída à morte de Zumbi dos Palmares em 1695, é o reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.

O Escola Digital faz um convite para promover a reflexão acerca do dia. Você pode acessar gratuitamente vídeos, episódios de séries, documentários, vídeo-aulas e muito mais, que com certeza vão inspirar no debate. São materiais que abordam a história, a importância da cultura e do respeito.

No site, você encontra a opção de busca e é só inserir palavras-chave, como “consciência negra”. Instantaneamente você terá acesso aos mais variados conteúdos.

Aqui, segue uma dica para estimular a curiosidade: http://bit.ly/2yftyj9