#PapodeProfessor: quais os benefícios de fazer curso a distância?

Atualização e flexibilidade são os grandes atrativos dos cursos a distância, segundo a professora Sandra Villon Kohn de Paulo, da rede de ensino de Itapira, interior de São Paulo.

Com mais de 30 anos atuando em sala de aula, a professora busca mais conhecimento e atualização profissional por meio de cursos on-line. “Fiz uma pós-graduação a distância e procuro participar dos cursos oferecidos pela prefeitura. Também finalizei o EAD do TRILHAS* do Instituto Natura que me ajudou no meu trabalho como alfabetizadora ”, ressalta Sandra.

Confira nossa entrevista com a professora e suas dicas para que outros professores façam cursos on-line:

Como você faz suas escolhas de cursos a distância? Você procura na internet, busca informações com a secretaria de educação, entre outras fontes?

Acho que a melhor forma é buscar informações com outros professores da escola. Aqui, em Itapira, os professores da rede municipal reúnem-se uma vez por semana para compartilhar informações, leituras e, muitas vezes, falam sobre os cursos e treinamentos na área.

Outra forma de buscar oportunidade de formação é na internet e nas indicações da própria rede de ensino (Secretaria de Educação e diretoria da escola).

Você tem algum horário específico para fazer cursos a distância?

Gosto de estudar no período da noite, pois é mais silencioso e tenho mais tempo para me dedicar.

Como você organiza sua rotina de trabalho e cursos?

Procuro fazer os cursos no período da noite e, para não ficar cansativo, faço em dias alternados. Assim, não interfere na minha rotina de trabalho e afazeres pessoais.

Quando fiz a pós-graduação, precisei de mais tempo para estudar e fazer as atividades do curso: usava, também, os finais de semana.

Quais são os benefícios de fazer um curso a distância?

A flexibilidade para escolher os horários de estudo e o aprimoramento de conhecimento.

Você compartilha o conhecimento do curso com outros professores? Acha isso importante?

Isso é essencial. Quando fiz o curso do projeto TRILHAS* do Instituto Natura, muitas professoras me perguntaram sobre o curso e o conteúdo. Eu esclareci as dúvidas e indiquei este curso para as professoras que atuam com alfabetização de crianças.

Quais seriam as principais dicas para quem quer fazer um EAD?

Perguntar sobre o curso a outros professores e verificar se há disponibilidade de horários para realizar a formação. Muitas vezes, os professores têm vontade e interesse de fazer o EAD, mas não consegue conciliar com o trabalho e rotina e acaba desistindo por falta de tempo.

 

*Você conhece o curso a distância do projeto TRILHAS do Instituto Natura?

O curso tem como foco apoiar os professores da Educação Infantil (que lecionam para crianças de 4 e 5 anos) e Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos), no trabalho de alfabetização com as crianças.

O curso é autoinstrucional, gratuito e certificado pelo MEC. Conheça: https://www.portaltrilhas.org.br/ensino-a-distancia.html

Compartilhe nas redes sociais:
  •  
  •  
  •  
  •  

É bom saber

Não deixe de ficar atualizado!

Cadastre-se e receba o melhor do nosso conteúdo mensal por e-mail: