Conviva Educação | Instituto Natura
Instituto Natura - Bem estar bem

Conviva Educação

O Conviva Educação é um ambiente virtual, gratuito, que oferece ferramentas de gestão, formação e troca de experiências fundamentais para apoio à gestão das Secretarias Municipais de Educação.

O projeto é fruto da parceria inédita entre Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho, Fundação SM, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Victor Civita, Instituto Gerdau, Instituto Natura, Itaú BBA e o Movimento Todos Pela Educação. A gestão é da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação), com apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários da Educação) na divulgação e mobilização junto aos municípios.

O ambiente virtual destaca oito áreas de Gestão (Administrativa, Alimentação Escolar, Gestão Democrática, Estrutura e Documentação, Orçamentária e Financeira, Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas e Transporte Escolar) e oferece recursos virtuais que permitem aos Dirigentes Municipais de Educação realizarem suas gestões com maior eficiência.

O ambiente também funciona como fórum, oferecendo para os gestores e demais usuários do sistema a possibilidade de estreitar relações e trocar experiências e casos de sucesso.

Ele congrega um conjunto de dados, informações e ferramentas fundamentais, antes dispersas em diferentes locais, possibilitando uma otimização de processos, maior clareza das necessidades de um município ou escola em específico, além de centralizar informações vitais às Secretarias de Educação.

“O Conviva traz algumas novidades em relação às políticas públicas e à articulação entre os diferentes setores. A primeira, e mais importante, é que partiu da premissa de que os gestores públicos devem ser respeitados, a partir de um diálogo generoso e democrático”, afirma Maria do Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM, parceira e responsável pela frente de relações institucionais do projeto. “Talvez tenha sido um dos projetos mais fortes de que participei no sentido de juntar governo, institutos, fundações, empresas e muitas pessoas em torno de um grande objetivo.” Essa característica também é exaltada por Ana Inoue, consultora de investimento social do Banco Itaú BBA, outra instituição parceira no Conviva. “A convergência de forças confere maior poder de negociação e capacidade de agregar conhecimentos”, reforça.

Atualmente, mais de 3.900 municípios e cerca de 10 mil usuários das secretarias de educação fazem parte do Conviva Educação. O foco inicial para adesão à plataforma são os municípios com até 50 mil habitantes, ou seja, 3.985 localidades, que representam 70% dos existentes no País.

A promoção da plataforma é realizada com o apoio das seccionais da Undime em todo o Brasil, e, mais especificamente, no escopo da Rede de Apoio à Educação, fomentando a utilização por parte dos municípios, oferecendo oficinas de formação para o uso qualificado da ferramenta e identificando iniciativas inovadoras nas secretarias resultantes do uso de informações e ferramentas do Conviva Educação.

Fechar