Instituto Natura - Bem estar bem

Khan Academy nas escolas

A plataforma do projeto Khan Academy, que hoje inclui mais de mil vídeos e 100 mil exercícios para o aprendizado de matemática, chegou ao Brasil como resultado da parceria entre a Fundação Lemann e a Khan Academy, com o apoio do Instituto Natura, Instituto Península, Fundação Telefônica Vivo e ISMART. Em 2013, o projeto foi implementado em redes de ensino brasileiras, atendendo a aproximadamente 12 mil alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de 36 escolas, com acompanhamento e suporte pedagógico próximo de uma equipe de consultores. Para 2014, 50 mil alunos serão beneficiados.

Em 2014, a plataforma Khan Academy em português passa a ter acesso livre, em escala nacional, podendo atender alunos e professores de todo o Brasil, além dos alunos já contemplados diretamente pelo projeto. O grande diferencial da Khan Academy é que ela se adapta a cada usuário. Além disso, todo o desenvolvimento dos estudantes pode ser monitorado por um tutor – pai ou professor, por exemplo.

“A tecnologia mudou dramaticamente a nossa vida, mas ela ainda não mudou a educação”, salienta Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann. “Estamos entusiasmados, pois é um produto de alta qualidade e uma grande contribuição não só para incorporar a inovação no dia a dia das escolas, mas também para a aprendizagem de matemática, um dos principais problemas da educação no Brasil hoje.” Denis lembra que o cenário é desafiador: ao final do 5º ano do ensino fundamental, apenas 30% dos alunos dominam o conteúdo de matemática esperado para essa fase. Ao final do 9º ano, esse número cai para cerca de 10%.

 

Fechar