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TRILHAS

O Projeto TRILHAS é uma iniciativa do Instituto Natura presente desde 2009 nas escolas brasileiras. Trata-se de um conjunto de materiais elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade com o objetivo de inserir as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em um universo letrado. “Nossa intenção é que o livro, a leitura, a literatura e, acima de tudo, o desenvolvimento das capacidades intelectuais, tenham lugar no cotidiano escolar”, explica Maria Slemenson, coordenadora do Projeto.

No Portal TRILHAS (www.portaltrilhas.org.br), essas intenções se concretizam. Estão disponíveis os materiais do Projeto para download e reprodução a todos os profissionais da Educação que tenham interesse, além de ferramentas que possibilitam o trabalho em quatro grandes frentes:
- Troca de experiências;
- Organização de tarefas e instrumentos de avaliação;
- Materiais de referência para estudo e atualização;
- Cursos à distância para formação, apoio no uso do material do TRILHAS e fortalecimento das ações de formação continuada. Para isso, Professores, Formares Escolares (coordenadores pedagógicos e diretores) e Formadores Locais (técnicos das secretarias de Educação) encontrarão propostas que atendam a suas demandas específicas.

Para identificar, reconhecer e divulgar as práticas de alfabetização de excelência que utilizam os materiais do Projeto existem as ações de Reconhecimento Município Leitor e Rede que Ensina. Na primeira edição, realizada em 2013, houve 726 inscritos de todo o país, trazendo um amplo retrato de como o Projeto está colaborando com a aprendizagem das crianças. Os registros das experiências dos professores estão reunidas no caderno “TRILHAS de Leitura pelo Brasil”.

Em 2014, o desafio continua: o foco está no fortalecimento do Portal e no maior uso dos participantes, na expansão da abrangência do TRILHAS em mais escolas do país, na garantia de um atendimento regionalizado às mais diversas realidades, na avaliação do trabalho em sala de aula.

O percurso traçado até aqui
O TRILHAS de Leitura foi concebido em parceria com a Comunidade Educativa (Cedac) em 2009. Em 2011 que ganhou notoriedade ao ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como um projeto educativo eficaz para ser implementado no ano de 2012 como política pública, junto às metodologias e projetos de alfabetização já desenvolvidos nas escolas públicas.

Em 2012, o material foi distribuído para as escolas de municípios considerados prioritários pela política do MEC, escolas prioritárias e de todas as capitais, grandes cidades e sistemas estaduais de ensino. A Rede de Ancoragem do Projeto auxiliou sua implementação por meio de uma estrutura de formação em cascata, permitiu a qualificação de técnicos de secretarias de educação, gestores escolares e professores. Conheça aqui as escolas beneficiadas pelo Projeto TRILHAS.

Em 2013, o trabalho foi direcionado ao aperfeiçoamento do uso dos materiais TRILHAS com o propósito de fortalecer o acesso à literatura nas escolas e qualificar o ensino da leitura, da escrita e da oralidade. O Portal TRILHAS foi reforçado em conteúdo e nos espaços para debates sobre temas importantes para os profissionais da Rede.
Os números mostram o engajamento das redes de ensino em 2013: dos 1976 municípios convidados a dar continuidade às atividades formativas, 93% se cadastraram – um aumento de 11% em relação a 2012 -, e 75% deles participaram dos Encontros Estaduais, mostrando um real comprometimento nas ações.

O TRILHAS e as Políticas Públicas
O Projeto está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto número 6.094, de 24 de abril de 2007, artigo 2, inciso II), que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças de até 8 anos e o incentivo à leitura.
Por meio de seu conjunto de materiais, o TRILHAS propõe um contexto favorável ao processo de alfabetização e, consequentemente, para o alcance da meta de 6,0 pontos estabelecida para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2022.
Já o Projeto TRILHAS e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), do governo federal, compartilham as mesmas metas e têm os seguintes objetivos e maneiras de atuação em comum:
• Eixo de trabalho voltado para a formação continuada, presencial e a distância, com foco na alfabetização.
• Distribuição de materiais de apoio articulados ao Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e complementação de jogos pedagógicos.
• Atuação em regime de colaboração com governos federal, estadual e municipal.
• Uso de portais virtuais como apoio para o desenvolvimento das ações.

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