Blog 13/03/2020

Amazonas lança o programa Escola Ativa

A iniciativa capacitará cerca de novecentas professoras e professores da rede estadual para atuarem em 27 escolas com Ensino Médio em Tempo Integral.

Representantes dos Institutos parceiros com o Governador Wilson Lima (ao centro) e o Secretário de Educação interino Luís Fabian (na extrema direita).
Representantes dos Institutos parceiros com o Governador Wilson Lima (ao centro) e o Secretário de Educação interino Luís Fabian (na extrema direita).

Na manhã da segunda-feira, 09 de março, no Centro de Convenções Canaã em Manaus, participamos do lançamento oficial do programa Escola Ativa, do Governo do Estado do Amazonas, que ampliará as escolas públicas de Ensino Médio em Tempo Integral no estado do Amazonas. A iniciativa tem como modelo a Escola da Escolha, cujo o objetivo central é o Protagonismo do jovem e seu Projeto de Vida. Este é o eixo principal deste modelo de escola, para que os estudantes do Ensino Médio, que estão finalizando a Educação Básica, possam refletir sobre seus sonhos, sobre quem são e o que desejam para as suas vidas.

O Instituto Natura, o Instituto Sonho Grande e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) são parceiros do Amazonas na implementação e monitoramento das escolas em Tempo Integral no Ensino Médio. Na solenidade, os três Institutos assinaram um termo de cooperação técnica junto à Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc).

Como primeiro passo da implementação do novo programa, durante os dia 09 à 13 de março, é realizada a Formação Inicial das professoras e professores das escolas contempladas, ministrada pelos profissionais do ICE. A formação tem como objetivo preparar o educador para que a prática pedagógica esteja alinhada com o inovador modelo de escola, que abarca três grandes formações do aluno: a formação acadêmica de excelência, a formação para a vida e a formação para o desenvolvimento das competências para o século XXI. Além das disciplinas já previstas pela Base Nacional Comum Curricular, o modelo em tempo integral possibilita a inclusão de outras disciplinas como, por exemplo: Projeto de Vida, Estudo Orientado, Eletivas, Práticas Laboratoriais, Práticas e Vivências em protagonismo do estudante.

Dez escolas localizadas em Manaus e dezessete escolas localizadas no interior do estado do Amazonas foram contempladas com o programa Escola Ativa, com isso, cerca de 11 mil estudantes do Ensino Médio serão beneficiados. O Instituto Natura, o Instituto Sonho Grande e o ICE já apoiam 19 estados brasileiros na expansão das escolas com Ensino Médio em Tempo Integral e realiza ações contínuas junto com as equipes técnicas das Secretarias de Educação e escolas apoiadas. São 2.000 escolas e 673 mil estudantes beneficiados. São jovens e seus sonhos valorizados, professoras e professores preparados.