Blog 24/09/2019

Cursos e ferramentas gratuitas que colaboram com a alfabetização

O projeto TRILHAS, que conta com o apoio do Instituto Natura, está com um novo portal e novos cursos para educadores trabalharem a leitura e a escrita dos alunos em sala de aula.

A alfabetização é uma das principais fases do aprendizado de nossas crianças; é por ela que passa o futuro de cada estudante. É nesse processo de aprender a ler e escrever que a leitura do mundo se torna possível, além de possibilitar o desenvolvimento de outras habilidades e a garantia de direitos, como a cidadania.

Todavia, ainda temos muitos desafios na área da alfabetização. Recentemente, o Anuário Brasileiro da Educação Básica mostrou que a desigualdade afeta, entre outros aspectos, os níveis de aprendizagem. Diante desse cenário, iniciativas surgem para apoiar os educadores na hora de alfabetizar nossas crianças; e o projeto TRILHAS é uma delas.

O TRILHAS é uma plataforma colaborativa e gratuita, criada pelo Instituto Natura e que também conta com o apoio da Fundação Telefônica Vivo e do Instituto Península. No site do projeto, os educadores encontram inúmeras ferramentas para trabalharem a alfabetização.

E o TRILHAS tem uma novidade: seu novo portal, com foco também em novos cursos e no intercâmbio entre professores, apoiando a formação continuada de educadores e estudantes de pedagogia. A plataforma é composta por cursos a distância, todos alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), livros digitais e biblioteca com materiais de estudo para planejamento de aulas, além do TRILHAS Digital. Ao longo dos próximos meses, outros cursos serão lançados gradativamente. O primeiro a ser disponibilizado foi o de Leitura em Voz Alta pelo Professor e, agora, a novidade é o de Escrita por meio do Professor, que tem foco na reescrita compartilhada de contos clássicos e escrita compartilhada de indicações literárias. Além dos benefícios, os professores concluintes recebem certificado emitido por instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

Outra área de destaque é a Biblioteca, onde foram colocados materiais de apoio para pesquisa e planejamento de aulas; e a versão digital do kit TRILHAS, agora chamado TRILHAS Digital, também ganhou uma área própria, que traz os jogos, cadernos de estudos e de orientação ao professor, além de indicações literárias, assim como o material completo para impressão.

Para saber mais sobre o novo portal e os cursos disponíveis, acesse aqui.