Blog 08/09/2019

Dia da Alfabetização: novo portal do TRILHAS e mais cursos voltados para a alfabetização

Alinhada à BNCC, a formação a distância tem como público professores alfabetizadores e estudantes de pedagogia

Neste 8 de setembro, Dia Mundial da Alfabetização, o projeto TRILHAS, iniciativa do Instituto Natura com apoio da Fundação Telefônica e do Instituto Península, tem novidades.

O TRILHAS é uma plataforma colaborativa que apoia o trabalho de professores alfabetizadores, e agora está de portal novo, com foco também em novos cursos e no intercâmbio de conhecimento e experiências entre professores e na formação continuada de educadores e estudantes de pedagogia. A plataforma é composta por cursos a distância, todos alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), livros digitais e biblioteca com materiais de estudo para planejamento de aulas, além do TRILHAS Digital.

“Escutamos professores de várias partes do Brasil para deixar o Portal TRILHAS cada vez mais atrativo e amigável para professores que buscam oportunidades de estudo e troca com outros docentes”, conta a gerente de projetos do Instituto Natura, Maria Slemenson. “Elaboramos novos cursos de formação, integralmente alinhados à BNCC, para apoiar professores na tarefa de alfabetizar as crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental”, completa.

Todas as áreas da plataforma são de acesso gratuito, incluindo os cursos, que serão lançados gradativamente ao longo dos próximos meses. O primeiro curso oferecido foi o de Leitura em Voz Alta pelo Professor e a novidade é o de Escrita por meio do Professor, que tem foco na reescrita compartilhada de contos clássicos e escrita compartilhada de indicações literárias. Professores concluintes recebem certificado emitido por instituição reconhecida pelo MEC.

Além dos cursos, outra área de destaque é a Biblioteca, onde estão disponíveis materiais de apoio para pesquisa e planejamento de aulas. A versão digital do kit TRILHAS, agora chamado TRILHAS Digital, também ganhou uma área própria, que traz os já conhecidos jogos, cadernos de estudos e de orientação ao professor, além de indicações literárias, assim como o material completo para impressão.

Venha comemorar o Dia Mundial da Alfabetização conhecendo cada novidade! Basta acessar este link.