10/06/2015

MAIS FORMADORES PARA MAIS SONHOS DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E EDUCACIONAL

Formação-de-formadores-(28)Em uma sala de aula escuta-se sotaques de todas as regiões do Brasil e, na outra sala, rodas de conversas em espanhol da Argentina, Peru, Chile, entre outros países da América Latina. Neste encontro de diferentes línguas e culturas, participantes do primeiro curso de formação de formadores de Comunidade de Aprendizagem do Instituto Natura reuniram-se durante uma semana para integração e aprofundamento no conteúdo do projeto. A iniciativa foi realizada entre os dias 18 e 23 de maio, em São Paulo (SP), com a participação de aproximadamente 80 convidados, entre educadores e formadores do projeto do Brasil e América Latina.

Com a demanda de muitos municípios de transformar suas escolas em Comunidade de Aprendizagem, o Instituto Natura lançou, em parceria com o NIASE/UFSC (Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa) e CREA/UB-ES (Centro Especial de Investigación en Teorías y Prácticas Superadoras de Desigualdades), uma proposta de formação de formadores de Comunidade de Aprendizagem, considerando as competências necessárias para a realização de encontros de formação e acompanhamento da implementação do projeto nas escolas. “Com o crescimento do projeto, que iniciou com um piloto em 3 escolas do Rio de Janeiro (RJ) e hoje e está em mais de 170 escolas no Brasil e 37 na América Latina, verificamos a necessidade de traçar uma estratégia de expansão por meio fomentar cursos de formação presencial e também a distância, no Portal Comunidade de Aprendizagem”, explica Carolina Briso, Gerente do Projeto Comunidade de Aprendizagem do Instituto Natura.

O conteúdo de formação do curso é composto por quatro módulos, totalizando 180 de carga horária, com o intuito de:
– Refletir sobre o papel de formador (forma, mobiliza, acompanha, avalia) no projeto Comunidade de Aprendizagem.
– Aprofundar seu conhecimento nas bases teóricas que fundamentam o Projeto Comunidade de Aprendizagem de forma que tenha bons argumentos para justificá-lo.
– Aprofundar seu conhecimento em cada uma das Atuações Educativas de Êxito: fundamentação teórica e implementação.
– Acompanhar o processo de transformação da escola em CA e a implementação das AEEs para melhorar os resultados de aprendizagem de todos os alunos e a convivência entre todos na escola.
– Monitorar e avaliar a implementação de CA nas escolas

Nesta primeira formação realizada em maio, os participantes fizeram 2 módulos do curso e até o final do ano farão os próximos. Após a conclusão da formação, os participantes receberão uma certificação de formadores do Projeto Comunidade de Aprendizagem e poderão repercutir o conhecimento adquirido em suas redes de ensino para que o projeto possa beneficiar mais escolas e comunidades.

Confira as fotos aqui.

Saiba mais
Comunidade de Aprendizagem é um projeto de transformação social e cultural que tem início na escola, mas que se expande para toda a comunidade a partir da participação de familiares e voluntários nas decisões e atividades da escola. Para ser uma Comunidade de Aprendizagem a escola implementa Atuações Educativas de Êxito e passa por um processo de transformação que envolve seus diferentes atores. Conheça: www.comunidadedeaprendizagem.com